Quiropraxia
A Quiropraxia visa restaurar as propriedades biomecânicas da coluna por meio de técnicas específicas de avaliação e ajustamento articular, permitindo que o sistema nervoso volte a funcionar adequadamente. Isto faz com que nosso organismo seja capaz de se auto-curar.
O fundador da moderna Quiropraxia foi Daniel David Palmer (1845/1913), canadense que imigrou para os Estados Unidos em 1865. O primeiro ajuste quiropráxico foi registrado em 18 de setembro de 1895.
Para dar nome a esta nova ciência que surgia um dos seus pacientes, ministro religioso e professor de grego usou as palavras “cheiros” (mãos) e “praktos” (feito por), juntando para criar o nome na língua inglesa “Chiropractic” (feito pelas mãos) e “Chiropractor” (quem faz com as mãos).
Desde a antiguidade o homem têm utilizado as mãos como medida terapêutica para tratar as mais diversas afeções. Os registros mais antigos, datados em 17.500 AC, são de gravuras rupestres de manipulações rudimentares encontradas em grutas no sul da França. Outros registros também foram encontrados no Egito, Grécia, China e Pérsia.
A Quiropraxia foi introduzida no Brasil em 1922 pelo médico americano Dr. Willian Fipps. Entranto, foi Mateus de Souza o grande divulgador desta ciência em nosso país, responsável pelo programa do primeiro curso técnico brasileiro. Atualmente, no Brasil, o fisioterapeuta é o único profissional a exercer a Quiropraxia legalmente.
Conforme Resolução do Coffito n°220, de 23 de maio de 2001 (publicada no D.O.U N° 108 de 05/06/01 Seção I, página 46), a Quiropraxia é reconhecida no Brasil como especialidade do profissional Fisioterapeuta.
A Quiropraxia tem como foco principal o complexo subluxação e desenvolve procedimentos manipulativos predominantemente mais específicos, com “thrust” (adjustment) de alta velocidade e baixa amplitude, com estabilização específica. No entanto a Quiropraxia também utiliza procedimentos diversos como mobilizações, manipulações globais e “thrust” de alta amplitude e baixa velocidade sem apoio ou estabilização específica. A Quiropraxia também desenvolveu nos EUA procedimentos destinados a terapêutica de tecidos moles, porém com baixa especificidade e diversidade de arsenal terapêutico.
Uma falta de mobilidade articular leva a um aprisionamento intra-articular conhecido como fixação. Uma fixação pode existir mesmo quando as superfícies articulares estão perfeitamente entrosadas durante uma postura estática. Existem também fixações musculares, ligamentares e ósseas.
Na Quiropraxia , o termo subluxação é designado como redução da mobilidade ou quando uma articulação/vértebra apresenta um desarranjo articular, podendo interferir ou bloquear a transmissão de impulsos nervosos, impossibilitando os processos naturais de reparação e cura. A subluxação não é apenas uma entidade isolada na articulação. Uma subluxação pode acarretar em uma fixação articular em um ponto específico. Na verdade existem vários componentes envolvendo o fenômeno subluxação.
O fundador da moderna Quiropraxia foi Daniel David Palmer (1845/1913), canadense que imigrou para os Estados Unidos em 1865. O primeiro ajuste quiropráxico foi registrado em 18 de setembro de 1895. Para dar nome a esta nova ciência que surgia um dos seus pacientes, ministro religioso e professor de grego usou as palavras “cheiros” (mãos) e “praktos” (feito por), juntando para criar o nome na língua inglesa “Chiropractic” (feito pelas mãos) e “Chiropractor” (quem faz com as mãos).
Dores de coluna (lombar, torácica e cervical)
Problemas de movimentação (coluna travada)
Alterações posturais
Desvios na coluna
Torcicolo
Hérnia de disco
Dor ciática
Aumento de performance esportiva
Artrose (desgastes articulares)
Dor muscular
Dor nas articulações
Tendinites
Bursites
Fibromialgia
Estresse
Prevenção de lesões
Estresse
Inteligência inata
Sistema nervoso
Complexo de subluxação
Globalidade